O IMPACTO DO PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS UNIVERSITÁRIOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS

Autores

  • Bruna Stephanie Pianco de Souza
  • Gabrielle Karen Almeida Rocha
  • Dávila Rodrigues de Lima
  • Carlos Eduardo Arruda Lima
  • Natália Cabrera Matos
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

Introdução: Os primeiros socorros(PS) são intervenções feitas de maneira rápida, com o intuito de manter os sinais vitais e evitar o agravamento de vítimas de acidente ou mal súbito, até a chegada do serviço especializado de atendimento. Apesar de sua importância, no Brasil não se costuma difundir essas técnicas entre a comunidade. Diante disso, existem projetos dentro das universidades como o Núcleo de Urgência e Emergência Pré-hospitalar (NUEMPH) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se dedicam a propagar informações sobre a temática. A escolha de membros para o projeto acontece por meio de processo seletivo, afim de buscar candidatos mais congruentes com o grupo. Objetivo: Relatar a experiência do processo seletivo de um projeto de extensão vivenciado no contexto da graduação. Métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em Abril de 2019. O processo seletivo constituía-se de três etapas distintas e eliminatórias: prova prática, apresentação oral e entrevista. Os avaliadores eram os próprios membros do projeto de extensão e o professor orientador. Os participantes eram acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina da UFC, do 1° ao 6° semestre. Resultados: A prova teórica era composta de 30 questões e abordava conteúdos específicos de atendimento pré-hospitalar. Nessa fase o aluno é estimulado a buscar conhecimentos além da grade curricular da graduação, já sendo inserido no contexto dos PS. A apresentação oral desenvolve no discente a capacidade de falar em público, lhes incentivando a superar a timidez. Além disso, a entrevista promove o desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico dos candidatos. Conclusão: Sabendo da relevância do tema, o processo seletivo fez-se efetivo em capacitar os acadêmicos para intervir em situações de emergência. Demonstrou a importância, ainda dentro da academia, por constituir além do conhecimento, desenvoltura e experiência integrando a formação profissional dos mesmos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis