O JOGO DIDÁTICO COMO MEDIADOR DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO REALIZADA EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE EM FORTALEZA-CE

Autores

  • Gabrielly Marcelino Uchoa
  • Fabrício Rodrigues Coelho
  • Jaime Eufrásio Cruz Neto
  • Rina Marcia Araujo de Oliveira Sousa
  • Francisco Leonardo Soares Facundo
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

Este trabalho é resultado de uma das práticas de extensão da disciplina de Oficina Geográfica III (material de geografia humana), em que os alunos deveriam realizar uma intervenção didática em escolas inclusivas nas aulas de Geografia. Esta atividade tinha como objetivo principal fazer com que os alunos da graduação do curso de Geografia - Licenciatura tivessem uma aproximação com essas escolas e com os alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem, de modo que os graduandos em geografia desenvolvessem metodologias utilizando diferentes linguagens de ensino, como jogos didáticos ou TIC's como auxílio nas aulas de Geografia em escolas inclusivas. A escola escolhida para intervenção era de ensino médio profissionalizante localizada em Fortaleza - CE, com alunos surdos e ouvintes, onde com a ajuda da intérprete de LIBRAS e do professor de Geografia da escola, foi construído um jogo didático chamado "JOGO DAS MIGRAÇÕES" para ser utilizado junto aos alunos do 3° ano LIBRAS. O assunto que estava sendo trabalhado em Geografia nesta turma era migrações, então a partir do conteúdo exposto pelo professor e do conhecimento prévio dos alunos foi elaborado o jogo. Os alunos foram divididos em grupos, e cada grupo recebeu um tabuleiro contendo três mapas: Brasil, América e Região Metropolitana de Fortaleza, dez cards com perguntas, algumas setas e peças. Neste jogo os alunos deveriam interpretar as perguntas e sinalizar as respostas com as setas ou peças no mapa correspondente. Durante a execução da atividade observamos que a maioria dos alunos tiveram dificuldade de interpretar algumas perguntas e descobrir as respostas, e a todo momento tiravam dúvidas com os estudantes universitários. Por fim, foi realizada a correção das respostas, onde pudemos esclarecer as maiores dúvidas dos alunos e ratificamos a importância que o jogo traz para os alunos, pois é uma forma diferente e divertida deles aprenderem, além de trabalharem seu senso crítico e trabalho em equipe.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis