O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRÁTICO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Liana Alencar Silva
  • Aline Fonseca Lopes Galindo
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

A formação do docente é um processo longo, são em média quatro anos de graduação, entretanto, isto ainda não é suficiente para formar um professor apto para lidar com as realidade da sala de aula. O processo de alfabetização também representa um desafio para os professores. Diante disto, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do conhecimento das hipóteses de escrita das crianças para o desenvolvimento de práticas de alfabetização. O apoio teórico foi delineado a partir das ideias de Ferreiro e Teberosky (1999), com a Psicogênese da Língua Escrita. Tivemos como metodologia a observação, sondagem e intervenção em uma sala de aula de uma turma de 2º ano do ensino fundamental, em uma escola particular, localizada em Fortaleza – CE. As visitas à escola se deram em três semanas durante quatro dias, dois de observação, acompanhando as práticas desenvolvidas pela professora, um de sondagem sobre o nível de hipótese alfabética da turma e um de intervenção. A sondagem foi feita com fichas de leitura, um ditado e uma atividade escrita, tudo para analisar em que nível de escrita estavam a grafia das crianças, utilizamos como parâmetro a criança mais desenvolvida da turma e a menos desenvolvida. Após a sondagem e a análise dos níveis de escrita, organizamos uma intervenção com uma atividade prática, produzida a partir de uma contação de história, usando como recurso lúdico uma “caixa mágica”, com imagens impressas coladas em palitos de picolé, em que os alunos iam, um por vez, tirando uma imagem e acrescentando aquilo na história que foi iniciada pelas mediadoras. Mesmo ao término das imagens, a história coletiva não teve fim, pois entregamos folhas pautadas para que cada criança escrevesse seu final. Devido ao sucesso, buscamos compartilhar nossa experiência, de forma que possa aproximar os futuros docentes deste contexto de ensino e aprendizagem, organizando as atividades a partir dos saberes dos educandos, a fim de promover uma educação significativa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis