O USO DAS REDES SOCIAIS COMO MECANISMO DE DIFUSÃO DE ATIVIDADES PELAS ATLÉTICAS DA UFC

Autores

  • Celso Maia Gondim Neto
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

As redes sociais são uma ferramenta de divulgação e promoção de grande importância no mundo hodierno. Por sua instantaneidade, facilidade de acesso, popularização, etc., cada vez mais são utilizadas não apenas para a propagação de eventos e conceitos, mas para a busca de uma maior integração, proporcionada pela forma como os usuários dessas redes podem interagir, sendo um importante mecanismo de feed back, também, para aferir os efeitos no target pretendido e, ainda, multiplicar as ações encetadas. Dentro do conceito de "aldeia global", criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan, segundo o qual as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam, de certa forma, interligados, as redes sociais possuem vital importância. Atualmente, o termo aldeia global pode ser utilizado para descrever as interações comunicativas das pessoas utilizando a internet – já que ocorrem de maneira praticamente instantânea e ignoram a distância física de um indivíduo para o outro. Esta nova realidade implica a formação de novas estruturas sociológicas dentro do próprio conceito de Cultura. O objetivo do trabalho é analisar as publicações das Atléticas da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizadas como instrumento de divulgação de suas ações e promoções no âmbito do Desporto Universitário e também de manifestações culturais.A metodologia utilizada foi de analisar as publicações, dentro dos parâmetros da Teoria da Comunicação do conteúdo, identificando a ação encetada e seus respectivos objetivos. Pretende-se que os resultados indiquem como estão sendo utilizadas as redes sociais das Atléticas da UFC, de acordo com sua natureza, finalidade em concordância ou não das publicações. As considerações almejam indicar um diagnóstico aproximado do cenário atual e contribuir para o aperfeiçoamento das mídias.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis