O XADREZ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vanessa Ketlyn Sousa Rodrigues
  • Francisco Iran Santos da Silva
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

Muito reconhecido por desenvolver a cognição, melhorar memória, a concentração e trabalhar a paciência de seus praticantes, o xadrez é bastante utilizado como uma ferramenta pedagógica. Em países como Holanda, Canadá, Alemanha, Argentina, França, Hungria e Inglaterra, o ensino do xadrez tem caráter oficial. O esporte auxilia no desenvolvimento de várias habilidades como: raciocínio lógico-matemático, criatividade, abstração de ideias, habilidade de antecipação, concentração, entre outras. Entretanto, mesmo diante de tantos benefícios, no Brasil, são poucas as instituições públicas de ensino que investem no xadrez. Em contraste à maioria das instituições públicas de ensino, a Universidade Federal do Ceará vem se destacando há alguns anos como sendo uma das poucas instituições de ensino superior do Nordeste a apoiar a prática de xadrez no âmbito universitário. Desde de 2010 a UFC conta com o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto, o qual atualmente beneficia dois atletas de xadrez. A bolsa possibilita aos atletas a compra de material necessário para prática do jogo, assim como as inscrições em torneios, pagamento da anuidade junto com a Confederação Brasileira de Xadrez e principalmente o acompanhamento com o técnico de qualidade. Sem a bolsa o desempenho esportivo dos atletas não seria o mesmo. Ademais, a UFC garante uma espaçosa sala exclusiva para a prática de xadrez, toda climatizada e com os materiais indispensáveis na prática desse esporte: Computador com internet, mesas, cadeiras, tabuleiros, peças e relógios. A prática do xadrez no ambiente acadêmico não é exclusiva para bolsistas, mas para toda a comunidade da universidade e mesmo para além dela. Deste modo, este estudo objetiva realizar, através do relato de bolsistas, uma análise do investimento auferido pela UFC para incentivar o xadrez universitário, indicando os aspectos positivos e aqueles que apresentam possibilidade de melhora.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis