O XADREZ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Muito reconhecido por desenvolver a cognição, melhorar memória, a concentração e trabalhar a paciência de seus praticantes, o xadrez é bastante utilizado como uma ferramenta pedagógica. Em países como Holanda, Canadá, Alemanha, Argentina, França, Hungria e Inglaterra, o ensino do xadrez tem caráter oficial. O esporte auxilia no desenvolvimento de várias habilidades como: raciocínio lógico-matemático, criatividade, abstração de ideias, habilidade de antecipação, concentração, entre outras. Entretanto, mesmo diante de tantos benefícios, no Brasil, são poucas as instituições públicas de ensino que investem no xadrez. Em contraste à maioria das instituições públicas de ensino, a Universidade Federal do Ceará vem se destacando há alguns anos como sendo uma das poucas instituições de ensino superior do Nordeste a apoiar a prática de xadrez no âmbito universitário. Desde de 2010 a UFC conta com o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto, o qual atualmente beneficia dois atletas de xadrez. A bolsa possibilita aos atletas a compra de material necessário para prática do jogo, assim como as inscrições em torneios, pagamento da anuidade junto com a Confederação Brasileira de Xadrez e principalmente o acompanhamento com o técnico de qualidade. Sem a bolsa o desempenho esportivo dos atletas não seria o mesmo. Ademais, a UFC garante uma espaçosa sala exclusiva para a prática de xadrez, toda climatizada e com os materiais indispensáveis na prática desse esporte: Computador com internet, mesas, cadeiras, tabuleiros, peças e relógios. A prática do xadrez no ambiente acadêmico não é exclusiva para bolsistas, mas para toda a comunidade da universidade e mesmo para além dela. Deste modo, este estudo objetiva realizar, através do relato de bolsistas, uma análise do investimento auferido pela UFC para incentivar o xadrez universitário, indicando os aspectos positivos e aqueles que apresentam possibilidade de melhora.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.