OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL GUSTAVO BARROSO

Autores

  • Poliana Carneiro Tavares
  • Alessandra Sousa da Silva Carneiro
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado em Geografia representa um momento significativo de conhecimento para o aluno de licenciatura, pois fornece o contato direto com a realidade da sala de aula. Deste modo, a realização do estágio é importante para nós futuros profissionais da educação, pois é através dele que teremos uma visão geral do cotidiano da escola. Nessa perspectiva este trabalho tem como propósito discorrer sobre o ensino de Geografia nas escolas, bem como refletir sobre as principais dificuldades encontradas pelos docentes e discentes quanto ao ensino de Geografia. Assim, neste relatório, serão apresentados os resultados e documentações relativos às atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I. O presente estudo foi realizado na Escola Municipal Gustavo Barroso localizada em Fortaleza nas turmas dos 7° e 9° ano. Para atingir os objetivos proposto foi realizado em um primeiro momento observações não-participantes realizadas entre os meses de agosto e setembro de 2019 nas turmas de 7º e 9º ano do ensino fundamental no período da tarde. Logo mais, houve aplicação de um questionário com fins de sondagem sobre as perspectivas do professor sobre o que é ser professor em nossa atual sociedade, dentre outras informações. Além disto, houve aplicação de entrevista com os discentes do 9° ano, bem como intervenção com o auxilio da cartografia afetiva. Com base em nossas etapas metodológicas foi possível demonstrar as diferentes opiniões, pensamentos, e experiências do educador e dos educandos. Sendo possível construir um cenário vivenciado pelos discentes e docentes no espaço escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis