OS PRAZERES E DESAFIOS NA MONITORIA EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA: QUAIS OS IMPACTOS NA VISÃO DOS ESTUDANTES?

Autores

  • JordÂnia de Sousa Gomes
  • Adely Ribeiro Meira Corrêa
  • Jardênia de Souza Fernandes
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

O Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas (PRECE) tem impactado muitas escolas públicas e ajudado na melhoria acadêmica e socioemocional. Visto que de modo geral o trabalho desenvolvido pelos estudantes bolsitas funciona como um apoio ao professor e através de práticas cooperativas são estimuladas a autonomia e o protagonismo estudantil dentro da sala de aula.Na visão de Pujolás (2001 apud RODRIGUES, 2012, p.05), “a aprendizagem cooperativa é uma atividade ou estratégia que tem em conta a diversidade dos alunos dentro de uma turma onde se privilegia uma aprendizagem individualizada, que só será possível se os alunos cooperarem para aprender, afastando, assim, a aprendizagem competitiva e individualista”. Por esta razão, o presente estudo visa apresentar os resultados da importância da monitoria em Aprendizagem Cooperativa e seus frutos no desempenho dos estudantes no aspecto acadêmico e emocional. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através de questionário e análise de opiniões expostas pelos estudantes de duas escolas públicas do município de Fortaleza, sendo uma delas com regime militar no período de março a junho de 2019. Para tratamento dos dados qualitativos foi realizado análise de conteúdo (BARDIN,2016) e para os quantitativos estatística descritiva. Foram detectados que os estudantes têm melhorado a performance acadêmica, desenvolvido a comunicação, 53,8% sentem-se mais responsáveis em compartilhar o conhecimento para o outro que tem dificuldade, e assim, apontam o convívio em sala mais agradável. Além disso, houve um aumento do interesse por matérias mais complexas. Por conseguinte, diante dos dados supracitados compreende-se que a cultura de cooperação pode transformar realidades e merece espaços nas escolas, uma vez que quando não é estimulada a competição, os alunos se sentem mais à vontade de expor suas dificuldades, especialmente, quando incentivados a praticarem ativamente nas aulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis