OS PROJETOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PINTANDO O SETEAZUL E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumo
O presente resumo apresenta os resultados de um estudo realizado para a disciplina de Sociologia do Desenvolvimento e Projetos Sociais, do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de abordar e compreender um projeto social. Compreendemos projeto nos termos definidos pela ONU como “um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e um período de tempo dados” (ONU,1984). Nesse sentido, tentamos identificar e compreender as atividades desenvolvidas pela associação Pintando o SeTEAzul, de modo a colocar em destaque seus objetivos. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo à referida organização, consistente em cinco visitas nas quais adotamos a técnica da entrevista semi-estruturada com a tesoureira, a nutricionista e a psicóloga, de modo a preservar o fluxo da memória dos entrevistados. Durante as visitas, tivemos a oportunidade de observar interações entre os funcionários da associação e pais de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). O diário de campo relativo a essas observações ainda não foi exaustivamente explorado, mas, no decorrer da pesquisa, acreditamos que ele possa ser bastante informativo. Além disso, iniciamos uma pesquisa documental visando a esclarecer a terminologia técnica relativa a temática em discussão. Identificamos a existência de seis projetos, sendo eles: Projeto Mães Empreendedoras, Escola, Projeto Acolher, Movimentar e Cinema Azul. Embora a pesquisa no estágio em que se encontra permita-nos uma visão parcial das atividades e objetivos desses empreendimentos, uma compreensão mais completa ainda depende do amadurecimento da pesquisa. Na sequência da pesquisa, realizaremos um esforço para compreender até que ponto o projeto social analisado atende aos objetivos do desenvolvimento sustentável relativos à inclusão de pessoas com TEA.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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