PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: A automedicação e o uso irracional de medicamentos são práticas comuns e configuram-se como um recorrente problema de saúde pública. Nesse contexto, o Grupo de Prevenção ao Uso de Indevido de Medicamentos (GPUIM) vem atuando, ao longo dos anos, promovendo ações que possibilitem o uso racional dos medicamentos. Objetivo: Descrever as atividades e vivência dos alunos em palestras educativas para a promoção do uso racional de medicamentos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência onde serão descritas as ações e procedimentos realizados desde a fase de planejamento até a realização de palestras educativas, cujo o público-alvo eram funcionários que participavam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Resultados: As palestras foram realizadas na fábrica da Panificadora Romana e na fábrica da COTECE Malhas e trataram de temáticas acerca do uso racional de medicamentos. Para a realização da ação, os alunos, na qualidade de palestrantes, fizeram duas reuniões de planejamento; realizaram busca de informação em literatura específica para subsidiar as orientações que seriam dadas aos funcionários, tais como: ações para o uso racional de medicamentos, riscos inerentes ao uso indevido de medicamentos, orientações para o paciente em consultas médicas, benefícios e riscos associados ao uso de plantas medicinais. Conclusão: O contato dos alunos com a população permitiu atender suas demandas de informação sobre o uso de medicamentos ao mesmo tempo que contribuiu para o aprofundamento de temas do âmbito da atuação farmacêutica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.