PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE REGISTROS DE ENFERMAGEM DURANTE A DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA

Autores

  • Victoria Lima Rodrigues
  • Ana Karen de Sousa Alves
  • Alessandra Lima de Carvalho Gurgel Veras
  • Anne Santiago do Nascimento
  • Victórya Suéllen Maciel Abreu
  • Viviane Martins da Silva

Resumo

O registro de Enfermagem é um componente essencial do cuidar que, quando escrito de maneira coerente à realidade a ser documentada, promove uma comunicação efetiva entre a equipe multidisciplinar de saúde. A disciplina de Semiologia, inclusa na estrutura curricular da graduação em Enfermagem, é um momento importante durante a formação acadêmica para o desenvolvimento de tal habilidade. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem na elaboração de registros de Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência referente à percepção acadêmica sobre o desenvolvimento de registros de Enfermagem durante a disciplina de Semiologia. Para a aquisição da habilidade de registrar foram desenvolvidas estratégias como exposição dialogada para conhecimento dos elementos básicos de um registro de Enfermagem; aulas práticas em laboratório sobre entrevista clínica e exame físico entre as acadêmicas para discussão de mecanismos de captação de dados factuais e significativos para o cuidar; além de avaliação clínica com pacientes em hospital lócus das práticas da disciplina. Roteiro de entrevista ordenado conforme os domínios da NANDA-I e listas de verificação de exame físico foram disponibilizados para condução da avaliação. Consultas ao prontuário permitiram ratificar dados e verificar formas de registros da equipe multidisciplinar. Por fim, a elaboração de registro detalhado da avaliação do paciente possibilitou a verificação processual da capacidade de desenvolver uma escrita técnica dos achados clínicos do paciente. Portanto, experiências estudantis que associam a teoria à prática são importantes para uma formação acadêmica e profissional completa. Ao se praticar a elaboração de um registro diante de um caso clínico real, o aluno pode refletir sobre a importância dessa habilidade em seu processo de trabalho. Desta forma, o processo de aprendizagem mostrou-se eficiente, permitindo o desenvolvimento de registros de Enfermagem apropriados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis