PING-PONG COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE DISCENTES NA FEAAC/UFC: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A AÇÃO DA A.A. FEAAC

Autores

  • Karine Lopes Vieira Luz
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

Este estudo teve como foco principal, realizar uma análise sobre os efeitos da implementação da mesa de ping-pong nos pátios da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC) na convivência entre discentes em seus dois blocos, bem como compreender as relações produzidas a partir do jogo de mesa e verificar se os objetivos desportivos de tal ação atingiu os objetivos da Associação Atlética da FEAAC UFC (A. A. FEAAC), que adquiriu a mesa. Por se tratar da aquisição de apenas uma mesa de ping-pong para atender dois blocos, a Atlética decidiu fazer um esquema de revezamento, onde uma semana o objeto permanecia no pátio de um bloco e, na outra semana, esta era levada para o outro bloco. Para tal pesquisa foi utilizado o paradigma qualitativo em estudo de caso, sendo uma metodologia interpretativa e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado a observação de campo, analisando o comportamento dos estudantes com presença e ausência da mesa no pátio dos dois blocos das FEAAC. Através dos resultados obtidos, verificamos que a ação da A. A. FEAAC atingiu seus objetivos de integração de estudantes, pois os alunos de ambos blocos desenvolveram convivência e laços a partir da experiência de jogar ping-pong em seus intervalos e demais tempos livres. Foi percebida a demanda por parte dos estudantes de aparelhos dentro do campus universitário como modo de integração com os colegas, mas também como modo de alívio da tensão do cotidiano acadêmico. A ausência da mesa de ping-pong por uma semana para transferência para o outro bloco da FEAAC deixou evidente tal demanda, pois diversos integrantes do corpo estudantil vieram até a Atlética para saber quando a mesa retornaria ao seu bloco.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis