POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE SOB UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA: O CASO DO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este trabalho foi fruto da disciplina de Métodos de Pesquisa e Análise Qualitativa do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de pesquisa de campo exploratória de cunho antropológico apoiada em métodos qualitativos de pesquisa na forma de estudo de caso etnográfico com o propósito de perceber a efetividade das políticas públicas de inclusão e acessibilidade quanto à realidade do alunado com deficiência no Departamento de Estudos Interdisciplinares (DEINTER). O âmago do caminho metodológico adotado é apreender e compreender a vida social, o código das emoções, motivações, etc. dos sujeitos da pesquisa. Para uma análise mais ampla, foram obtidos dados tanto sob a perspectiva institucional a partir de servidores da Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui, como na perspectiva dos beneficiários que se utilizam dessas políticas. A observação participante foi utilizada como técnica de imersão nas vivências dos estudantes na tentativa de compreendê-los em seu contexto real, experimentando novas linguagens e subjetividades, percebendo a cultura do “outro”, cujos valores, emoções, crenças, relatos, etc. foram observados e registrados em diários de campo, além de registros fotográficos e audiovisuais. Visitas a exposições e palestras sobre o tema também fizeram para desse percurso metodológico, assim como a pesquisa bibliográfica e documental, responsáveis pela triangulação dos dados e informações. Visto o caráter inter-subjetivo da etnografia, esta técnica de pesquisa mostra-se como a escolha mais apropriada para estudos como este no sentido de ampliar o olhar e as experiências do pesquisador na identificação de limites e possibilidades durante o processo de implementação de políticas públicas a partir do prisma de seus beneficiários.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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