POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: O CASO DO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • JÉssica de Queiroz Da Silva
  • Hellen Stefanny Apolinario Freire
  • Tayana Cibele Canafístula Torres
  • Alcides Fernando Gussi

Resumo

Na última década, o movimento de inclusão das pessoas com deficiência foi ganhando importância no Brasil, proporcionando avanços sociais para todos. Nesse cenário em que crescem as demandas por ambientes inclusivos e acessíveis, o presente estudo, realizado na disciplina Antropologia e Políticas Públicas, ministrada pleo Prof. Alcides Gussi, objetiva compreender o funcionamento das políticas públicas de inclusão e acessibilidade de discentes com deficiência no ensino superior, em especial, a partir das vivências dos sujeitos no Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER/UFC. Para esse fim, foi realizado um estudo de caso etnográfico dessas políticas no DEINTER. Para a elaboração da pesquisa, realizou-se uma experiência antropológica na qual foi utilizado o método de observação participante sob o olhar etnográfico, além da realização de entrevista semi-estruturada. Ao longo do percurso metodológico, foi feita a pesquisa bibliográfica e a documental. O registro dos dados se deu por meio de diário de campo, instrumento essencial na pesquisa antropológica, e de registros fotográficos e audiovisuais. Indo além da discussão acadêmica, a problemática reveste-se de importância singular, sobretudo, pelos sensíveis impactos que repercutem diretamente na sociedade e na gestão da UFC. Como resultado, entende-se que, mesmo que a política pública tenha um caráter universalista, desconsideram-se as diferenças culturais e as subjetividades dos atores envolvidos. A inclusão e a acessibilidade dependem de uma mudança gradual nas crenças, valores, significados, atitudes e comportamentos da sociedade. Para isso, faz-se necessário a percepção do "Outro" para a conscientização de que a acessibilidade é uma condição que permite maior autonomia e independência por parte daqueles que precisam dela para se sentirem incluídos. Em vista disso, o estudo vem contribuir para as discussões sobre o tema, bem como o aprimoramento dos serviços de apoio oferecidos na UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis