POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EJA: PANORAMA ATUAL

Autores

  • Neciane Ferreira Saraiva
  • Angélica Oliveira da Silva
  • Ronaldo de Sousa Almeida

Resumo

Nos últimos tempos, debater acerca de uma educação que de fato contemple todos os indivíduos tem se tornado cada vez mais urgente em nossa sociedade. Nesse cenário, os estudos revelam que muitas questões ainda precisam ser respondidas em torno das lutas por políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos, sobretudo para garantir uma educação eficaz. O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde tem por objetivo expor alguns principais desafios contemporâneos da EJA bem como apresentar propostas que contribuam com a mesma, e consequentemente, colaborar para a permanência dos alunos na continuidade dos estudos até a conclusão, reduzindo desta forma a evasão. Esse estudo busca refletir sobre as metodologias de ensino voltadas a estes jovens e adultos que demandam condições apropriadas de ensino, levando em consideração as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho. O trabalho se fundamentou em autores como Freire (2011), Gadotti (2012) e as principais legislações, fortalecendo ainda mais o estudo da educação como ato de conhecimento e de transformação social, tendo em vista a importância do respeito à identidade cultural. Assim, o trabalho aponta que é necessário que a política educacional do país seja ampliada, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis