PRÁTICA DO ATLETISMO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Fernando Lucas Lisboa Pereira
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

O Atletismo é considerado pelos profissionais de Educação Física como o esporte que sustenta todos os demais, por desenvolver capacidades físicas essenciais aos demais, como força, velocidade e agilidade. Apesar disso, o Atletismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) é bem menos desenvolvido que outras modalidades. O objetivo desse trabalho é apresentar aspectos que influenciam no menor desenvolvimento do Atletismo na UFC em relação à outras modalidades. Metodologia: A metodologia adotada é um relato de experiência do estudante Lucas Lisboa, ex-atleta da Universidade de Fortaleza, graduando em Educação Física e bolsista do program de Incentivo ao Desporto da UFC, além de entrevista com o Coordenador de Atividades Desportivas da UFC e principal idealizador da Politica desportiva institucional. Os resultados apresentados indicam que: o aspecto cultural é o principal fator na adesão de atletas pelas modalidades; a estrutura física da UFC prejudica uma maior prática de participação e de rendimento de estudantes; a falta de acompanhamento profissional é igualmente considerado á falta de estrutura para um maior desenvolvimento da modalidade na instituição; o programa de bolsa e de ajuda de custo se constituem como as amores ações no fomento à prática desportiva das modalidades individuais. Consideramos que o aspecto cultura é o fator mais importante para o baixo número de esportistas e atletas no Atletismo da UFC. A pouca infraestrutura e o pouco acompanhamento técnico potencializam o aspecto cultual, sendo capazes de minimizar os efeitos culturais na participação e de reverter no aspecto de rendimento. O Programa de Bolsa de Incentivo ao Desporto e de Ajuda de Custo contribuem para a manutenção e conquistas dos resultados de rendimento de atletas com bom currículo no atletismo, mas não impactam significativamente no fomento de novos atletas da modalidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis