PRÁTICAS ALFABETIZADORAS EXITOSAS DE UMA PROFESSORA EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO BÁSICO DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA.

Autores

  • Leticia Gadelha de Oliveira
  • Nahieny Gomes Prudente
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

É inevitável reconhecer a importância do processo de alfabetização para a vida de um indivíduo, pois esse processo lhe permite um novo olhar sobre o mundo e o acesso às ciências através da cultura escrita. Neste percurso o professor possui um papel importantíssimo, pois suas práticas auxiliarão ao educando no processo de alfabetização. Sendo assim as boas práticas que acontecem nas salas de aula merecem um grande enfoque, pois, através delas a diferença pode ser feita nessa atividade delicada que é a de aquisição da leitura e da escrita. Este trabalho se propõe a analisar as contribuições das boas práticas desenvolvidas por uma professora da rede pública de ensino do município de Fortaleza, em uma turma do terceiro ano do ensino básico. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as ideias de Frade (2005), Ferreiro & Teberosky (1999) e Bregunci (2006). Adotamos como metodologia: pesquisa bibliográfica, entrevista com a professora e observação das aulas. O estudo revela que práticas pensadas para a realidade da turma, a consideração das hipóteses alfabéticas das crianças e a consideração de seus saberes trazem eficácia no processo de alfabetização. Além disto a postura atenta e mediadora da pedagoga também faz toda a diferença, pois é a partir do que ela vê em sua turma que os grandes ganhos acontecem, trazidos pelas atividades estimulantes, desafiadoras e lúdicas. Ademais, foi visto que desenvolver atividades contextualizadas desperta maior interação e interesse das crianças, além de fomentar a aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis