PROCESSO SELETIVO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE EDUCATIVA – UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado uma síndrome clínica de desenvolvimento súbito, decorrente da interrupção do fluxo sanguíneo cerebral, acarretando em danos neurológicos. O AVC apresenta um grande impacto na sociedade e na saúde pública, devido à sua prevalência e morbimortalidade. A identificação precoce dos sintomas é determinante para evitar danos ao cérebro, dado que em até 3 horas após o ocorrido, é possível reverter a maior parte dos danos. Evidências científicas comprovam que ações de educação em saúde configuram-se como eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada em uma ação de educação em saúde sobre prevenção e identificação precoce do AVC durante o processo seletivo de um projeto de extensão. MÉTODOS: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca de uma atividade ocorrida em dezembro de 2018, numa Unidade Básica de Saúde do município de Horizonte, com usuários da unidade. A ação fez parte de uma das três etapas (prova escrita, apresentação oral, entrevista) do processo seletivo de um projeto de extensão. RESULTADOS: A atividade educativa iniciou com a entrega de um impresso ilustrativo contendo os principais sinais e sintomas do AVC, e então, foi explanado acerca da doença e os meios de prevenção, direcionando a fala para as temáticas que os participantes relatavam mais dúvidas durante a apresentação. A apresentação para a banca examinadora ocorreu através de slides, onde foi justificado a escolha do tema abordado e relatado todo o ocorrido durante a atividade. A atividade foi bem avaliada pela banca, concedendo aprovação nesta etapa. CONCLUSÃO: A participação na atividade de educação em saúde proporcionou experiências que irão somar na formação, além de promover uma aproximação do aluno com a comunidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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