PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nayara Silva Lima
  • Adriano Evangelista Maia
  • Francisco Ildelano da Costa Silva
  • Natasha Maria Lima Pinheiro
  • Liviane Maria Alves Rabelo
  • Said Goncalves da Cruz Fonseca

Resumo

Dentro do curso de Farmácia, uma área do conhecimento de grande importância para o futuro profissional é a Farmacotécnica, que é a parte das ciências farmacêuticas responsável por agregar fármacos em formas farmacêuticas que buscam assegurar a mais adequada administração objetivando uma eficácia e segurança terapêutica, bem como a conservação do produto. Dada a importância dessa disciplina, é necessário adequar um sistema de avaliação que possa de fato mensurar as competências e habilidades dos alunos desenvolvidas durante as atividades do semestre. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de alunos da disciplina de Farmacotécnica II do curso de Farmácia, no semestre 2019.2, na preparação de um vídeo como forma de avaliação, em que se sugeriu uma formulação semissólida própria para o Ibuprofeno. Trata-se de um relato de experiência, sob a perspectiva dos discentes, que se dedicaram ao desenvolvimento de uma atividade proposta visando o desenvolvimento de uma forma semissólida à base de ibuprofeno. Os alunos da equipe distribuíram as atividades entre si e gravaram a preparação, além de agregar informações sobre o fármaco, excipientes utilizados, embalagem adequada e controle de qualidade. Após a gravação e união desses dados, editou-se o vídeo e este foi apresentado à turma. Como resultado, obteve-se um vídeo com dez minutos de duração em que foi apresentado um gel de ibuprofeno. Percebeu-se que neste formato de avaliação houve um desenvolvimento maior dos alunos na capacidade crítica de tomar decisões, um entrosamento maior entre os colegas da equipe e adquiriu-se a habilidade de edição de vídeos cada vez mais necessária em um mundo informatizado. Conclui-se que é necessário atualizar as formas de avaliação dentro da universidade, já que a capacidade de memorizar está sendo desvalorizada em detrimento da capacidade de tomar decisões criticamente e desenvolver habilidades de forma rápida, eficiente e duradoura.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis