PROJETO ECOANDO: O PAPEL DAS AÇÕES ITINERANTES NO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL
Resumo
Diante das adversidades socioambientais existentes globalmente e sentidas dentro de uma perspectiva local, Fortaleza se encontra em quadro crescente de produção de resíduos, sendo importante a execução de ações educativas em conjunto com as escolas para a sensibilização de crianças e jovens. A realização do projeto baseia-se na busca pela dialogicidade entre os alunos e a efetividade das propostas apresentadas. Com base nos pressupostos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), o projeto Ecoando busca de maneira didática, desenvolver uma proposta de encontrar, através do diálogo e da educação ambiental, ferramentas que promovam a participação de crianças e jovens dentro de seu próprio território como atores multiplicadores da sensibilização ambiental. Assim, tem como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos e aguçar suas sensibilidades para com a relação sociedade-ambiente, concedendo como proposta a realização das aulas dispostas em quatro momentos: Acolhimento e percepção introdutória sobre produção de resíduos; Diálogo sobre os impactos dos resíduos; Dinâmicas para concretização dos conceitos abordados; Avaliação/Elaboração de materiais feitos pelos alunos. As aulas abordaram a temática ambiental através das perspectivas dos alunos focando na produção de resíduos sólidos e os impactos que as ações individuais geram, buscando contextualizar as ações estratégicas de educação ambiental às suas realidades. Ao final do desenvolvimento do Projeto Ecoando, houve a realização de 3 ações: 1 encontro com aproximadamente 20/30 alunos da Escola Governador Virgílio Távora e 1 encontro com aproximadamente 20 alunos da escola Alba Frota; Produção de materiais com a temática da gestão de resíduos sólidos feitas pelos alunos; Participação dos alunos em atividades ecológicas que possam ser aplicadas no dia a dia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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