PROJETO SAMUZINHO: UMA AÇÃO PARA REDUÇÃO DE TROTES

Autores

  • Carlos Eduardo Arruda Lima
  • Dávila Rodrigues de Lima
  • Ana Sarah Laurindo Pinto
  • Albert Torres da Rocha
  • Francisca Samara Silveira Barreto
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

Introdução: O projeto samuzinho foi idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 Ceará, levando em consideração experiências de sucesso de bases do SAMU em mais de 15 unidades da federação. Seus dois principais objetivos são: difundir o conhecimento em atendimento pré-hospitalar e reduzir o número de falsas ligações solicitando atendimento, os chamados “trotes”, um dos principais problemas enfrentados atualmente pela instituição. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos sobre uma atividade educativa para redução de trotes ao SAMU. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca de uma atividade educativa realizada com 25 crianças a partir de seis anos de idade. A atividade deu-se em conjunto com outras programações infantis realizadas no “Projeto Corredor Cultural Benfica” no mês de novembro de 2019 e foi desenvolvida por seis acadêmicos de enfermagem e medicina e um profissional do SAMU. Foi disposta a ambulância de treinamento do projeto samuzinho, viatura semelhante as utilizadas em atendimentos de urgência, mas isenta de materiais que apresentam algum perigo. Resultados: A atividade proporcionou um rico momento de vivência, por se tratar de uma faixa etária em que, na maioria das vezes, há um menor contato durante o período de formação acadêmica. O público pôde conhecer a estrutura física e adentrar na ambulância, onde foi explicado sobre o funcionamento do serviço, frisando a importância e seriedade do trabalho e explicando os prejuízos ocasionados pelos trotes. Durante toda a atividade foi adotado a utilização de uma linguagem simples, utilizando exemplos que facilitaram o processo de compreensão. Conclusão: Atividades simples e de baixo custo podem proporcionar uma ação educativa na comunidade. A utilização de diferentes estratégias e da comunicação adaptada ao público são importantes etapas para se atingir os objetivos de uma ação educativa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis