PROJETO SUSTENTABILIDADE NA PALMA DA MÃO: APLICATIVO UFC SUSTENTÁVEL
Resumo
A “Realidade Aumentada (RA)” é uma tecnologia que adiciona elementos virtuais no mundo real e demonstra um grande crescimento, principalmente entre os jogos. Além de entretenimento, o seu uso beneficia áreas da educação como matemática, biologia, geografia, entre outras. Com várias experiências de práticas sustentáveis na UFC detectamos uma carência no processo de divulgação dessas ações. Deste modo, a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), por meio do projeto Sustentabilidade na Palma da Mão, tem como objetivo criar um aplicativo de celular (App), com tecnologia RA, que contribua para a aproximação do público com essas experiências. Para a primeira versão do App foram realizados levantamentos bibliográficos de árvores nativas e animais presentes na UFC, e entrevistas para coleta de informações sobre práticas sustentáveis em diversos setores da universidade. O App foi desenvolvido na plataforma "Unity", com a linguagem de programação C#, e na implementação da RA utilizou-se um "framework" chamado "Vuforia". O App trará as seguintes características: I - árvores e animais nativos que vivem no campus; II - práticas sustentáveis na universidade; III - sistema de colaboração do usuário com a PEGA. Espera-se que o projeto colabore com a aproximação do usuário com os ecossistemas da universidade, dê maior agilidade no trabalho realizado pelos técnicos da PEGA e sirva como fonte de esclarecimento e inspiração para pessoas adotarem novos hábitos sustentáveis. O Aplicativo estará disponível gratuitamente na "Playstore" para “Android”, e em futuras atualizações para "IOS". E à partir de futuras implementações o projeto apresentará novos recursos. O uso da RA pode despertar a curiosidade da comunidade do campus, contribuindo para o engajamento em práticas sustentáveis. Por fim este trabalho permitiu adquirir conhecimentos tanto na área computacional quanto na área ambiental e que serão de extremo valor para uma carreira bem sucedida.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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