PROPOSTA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA UM TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM: A DISCALCULIA
Resumo
Os transtornos específicos de aprendizagem manifestam-se em algumas pessoas prejudicando seus desempenhos em variadas áreas do conhecimento. Conviver com eles requer ajuda de alguns profissionais e recursos, que podem ser físicos ou comportamentais. No caso da Discalculia, o sujeito tem dificuldades persistentes em executar atividades que abranjam números ou conceitos matemáticos. Sabendo disso, o presente estudo objetiva mostrar algumas propostas e recursos pedagógicos que podem ajudar aos professores a fortalecer as habilidades matemáticas em pessoas com a Discalculia. Para isso, foi realizada uma pesquisas bibliográfica sobre transtornos específicos de aprendizagem, aprendizagem e discalculia, embasados nas teorias de Dias e Rosa (2017), Campos (2014), Rotta (2006), Fitó (2012), Santos (2013) e Díaz (2011). Como resultados, foram encontradas maiores esclarecimentos sobre o transtorno, algumas propostas e recursos pedagógicos que podem auxiliar na mediação do trabalho do professor ao ensinar educandos com Discalculia, no intuito de potencializar o desempenho no processo de ensino-aprendizagem, sendo estes recursos possíveis de serem adaptados de acordo com faixa etária e disponibilidade de materiais. O presente estudo é finalizado fazendo breve reflexão quanto a importância da atuação pedagógica realizada de maneira consciente e com olhar sensível. O conhecimento sobre a Discalculia é necessário para que o(a) pedagogo(a) possa sensibilizar-se ao trabalhar com o discalcúlico ou mesmo com crianças que apresentem dificuldades pontuais na aprendizagem da matemática. Considera-se, por fim, que não se responsabiliza apenas o professor no processo de desenvolvimento do discalcúlico na matemática, afinal o trabalho deve ser multidisciplinar, e também envolver a escola como um todo e a família. Por fim, concluímos o estudo ressaltando a importância dos recursos apresentados para o trabalho do pedagogo em sala de aula, e para a aprendizagem dos educandosPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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