RECOLHIMENTO DE MEDICAMENTOS NÃO PADRONIZADOS EM UM HOSPITAL PARTICULAR DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Marcos Melo Felix
  • Janaina Teles Siebra
  • Maria Liliane Luciana Pereira
  • Luciana Macatrao Nogueira Nunes

Resumo

O estágio em farmácia hospitalar, no serviço de farmácia clínica, ofertado por um hospital terciário de Fortaleza no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2020. A coleta de medicamentos não padronizados é uma das atividades prestadas no setor. Nos hospitais, a comissão de farmácia e terapêutica tem um papel fundamental no processo padronização de medicamentos, formando uma lista que compõem o estoque hospitalar. No entanto, o paciente no momento da internação pode trazer um medicamento não padronizado. Então, o farmacêutico faz a análise das condições do uso do medicamento conforme o fluxo institucional. Nesse sentido a coleta de medicamentos não padronizados consiste em uma ação vinculada a conciliação medicamentosa do paciente, na qual o estagiário recolhe os medicamentos de uso domiciliar desse usuário e colocá-los em um malote que fica trancado, a fim de evitar alto administração dos medicamentos. O malote é deixado no quarto com o paciente e a chave fica sob guarda da equipe de enfermagem que irá se responsabilizar em administrar esses medicamentos no horário correto de acordo com a prescrição do médico. Alguns empecilhos para realização da atividade foram demonstrados pelos pacientes, dentre esses a não disponibilização dos medicamentos. Vários medicamentos não foram coletados por conta do seu armazenamento fora das embalagens originais e alguns possuíam indicação de guarda em geladeira. A rotina de comunicação com o paciente através de abordagens e orientações voltadas para o uso racional de medicamentos foi um dos pontos mais relevantes durante a realização da operação, sendo importante para o alinhamento da teoria à prática na construção do conhecimento do estagiário. É válido ressaltar a importância do estágio no currículo do discente, pois as experiências vivenciadas durante a realização de suas atividades geram um impacto positivo e relevante na qualidade do profissional formado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis