REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM HUMANA NA GRADE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lucas de Vasconcelos Mendonca
  • Livia Gomes Viana Meireles

Resumo

A aprendizagem ocorre nos mais variados contextos e pode ser entendida como um processo no qual o indivíduo apropria-se de costumes, valores, atitudes, crenças ou informações. Illeris define a aprendizagem como qualquer processo que leve a uma mudança permanente em capacidades do individuo que não se deva unicamente ao envelhecimento ou amadurecimento biológico. O presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência nas aulas da disciplina de Psicologia da Aprendizagem Humana em uma turma do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará - UFC a fim de conceber a importância que esta possui na grade curricular deste curso e a sua influência na formação do profissional. A disciplina de Psicologia da Aprendizagem Humana preocupa-se em compreender a aprendizagem por meio de diferentes abordagens teóricas da Psicologia, a fim de apresentar a complexidade que envolve o processo de aprender e, em consonância a isso, o de ensinar, além de contemplar alguns processos psicológicos básicos implicados na aprendizagem, como a memória, criatividade, atenção, inteligência e motivação. Quanto mais esses conteúdos são transmitidos em proximidade com os processos e problemas vivenciados pelo professor de educação física mais se percebe a importância deles. A compreensão desses conteúdos é indispensável para a formação do profissional de Educação Física, pois este necessita de um conhecimento abrangente e um postura crítica no que se refere à aprendizagem e aos processos psicológicos básicos, seja no contexto escolar ou em outras áreas de atuação como academias e clubes. Dessa forma, é importante a compreensão das individualidades dos alunos no sentido de compreender a forma como cada um se envolve no processo de aprendizagem, a história de vida de cada um e a relação entre os alunos e o professor

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis