RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA REALIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumo
Durante o semestre da disciplina de Parasitologia básica foi proposto, pela professora responsável pela disciplina a criação de metodologias ativas por parte dos discentes abordando os conteúdos que seriam ministrados no decorrer da disciplina. Dentre as diversas atividades realizadas pelos alunos, que consistiam em jogos, brincadeiras, quiz, a fim de promover uma maior fixação do conteúdo ministrado na disciplina, e promover um processo mais prazeroso de ensino e aprendizagem. Criamos, então, um jogo da memória sobre o assunto que nos foi sorteado: malária. A concepção da ideia e a criação do jogo se deu por mim e dois colegas da disciplina. O jogo foi composto por 31 pares de cartas, as quais continham informações explanando a morfologia das formas do Plasmodium sp., ciclo biológico do parasito, sintomatologia, patogenia, epidemiologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia da doença, e funcionava como jogo da memória, onde o participante teria de unir duas cartas correspondentes, lembrando da posição delas no transcorrer do jogo. Durante a aplicação da atividade, foi realizada uma divisão da turma em três grupos, onde os integrantes de cada grupo disputavam entre si e fariam um rodízio por três pontos da sala, os quais receberam temas diferentes: um continha informações somente acerca do ciclo biológico, outro obtinha apenas conhecimentos da morfologia, sintomatologia e patogenia e, por fim, o último tinha dados da epidemiologia, do diagnóstico, do tratamento e da profilaxia. Evidenciou-se, desse modo, que a interação dos alunos durante a realização dessa atividade lúdica estimulou a elucidação de possíveis dúvidas, visto que cada grupo era acompanhado por um aluno que criou o jogo e estudou, portanto, previamente o conteúdo e reviu pontos bastante relevantes acerca da malária, ajudando a fixar melhor o conteúdo ministrado durante a aula.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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