RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NO PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL DA FOZ DO RIACHO MACEIÓ, FORTALEZA, CEARÁ

Autores

  • Gabriel MagalhÃes Gomes da Silva
  • Emanuel de Mesquita Gomes
  • Larissa Maria de Oliveira Souza
  • Paulo Roberto Ferreira Gomes da Silva

Resumo

As universidades vêm passando por um crescente processo de desenvolvimento de suas atividades na busca de um nível de excelência, tanto no ensino, na pesquisa, na extensão como na administração. Durante o desenvolvimento da bolsa, às atividades acadêmicas muitas vezes podem ser importantes oportunidades de descobrimento de temas interessantes para o aprofundamento durante os estudos de graduação, até para saber em qual área o indivíduo mais se identifica e ver se está apto a desenvolver aquelas atividades, posteriormente, em estágios e empregos. Para realização deste trabalho de Monitoramento Ambiental da Foz do Riacho Maceió foram desenvolvidas atividades de coleta de sedimentos e água em seis pontos de amostragem, entre os meses de junho a novembro de 2019, período chuvoso e seco, respectivamente, completando um ciclo de seis meses consecutivos de monitoramento ambiental na foz deste corpo d`água. As etapas de laboratório consistiram na caracterização granulométrica do sedimento através de processos de peneiramento utilizando um rotap, onde logo após foram obtidos os parâmetros estatísticos pelo programa ANASED 5.0. A determinação dos teores de matéria orgânica no sedimento foi realizada pelo método da combustão da matéria orgânica via seca, utilizando-se uma mufla na temperatura de 450°C, durante um período de 2h. E por último, a determinação do carbonato de cálcio foi realizada pelo método do Calcímetro de Bernard modificado, baseando-se na reação do ácido clorídrico (HCl) e carbonato de cálcio (CaCO3). Nas amostras de água foi determinada a concentração de coliformes termotolerantes utilizando-se a técnica de fermentação em tubos múltiplos. As atividades desenvolvidas foram de grande importância para o aprimoramento profissional dos bolsistas como futuros cientistas ambientais. Apoio: PRAE/UFC; LABOMAR/UFC

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis