RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Autores

  • Luciano Pereira dos Santos Cavalcante
  • Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo

A monitoria consiste na realização de atividades didáticas pelo aluno sob a orientação de um professor, as quais permitem ao discente vivenciar o universo docente, contribuindo para a formação acadêmica do aluno, assim como para o desenvolvimento de suas aptidões para o magistério, caracterizando-se como uma modalidade de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho busca descrever a experiência de monitoria na disciplina de Gestão de Recursos Humanos em Unidades de Informação do curso de Biblioteconomia, apresentando a dinâmica processual de desenvolvimento das atividades de monitoria e sua configuração ao longo do ano letivo. Os resultados dessa vivência enquanto monitor apontam que a parceria entre o monitor e o docente da referida disciplina, possibilitou o desenvolvimento de competências estimuladas no âmbito da prática específica da formação acadêmica. Assim, pode-se concluir que os benefícios com a experiência da iniciação à docência poderão permanecer durante toda a carreira do estudante, seja ela profissional ou acadêmica. Dessa forma, as atribuições do monitor e a proposta que as mesmas apresentam, colaboram para que os futuros bibliotecários se identifiquem como, por exemplo, como gestores, acompanhando toda a dinâmica informacional, sendo capazes de trabalhar aspectos da liderança, protagonismo, trabalho em equipe e comprometimento organizacional no âmbito das unidades de informação, auxiliando em pesquisas futuras e seguimento na carreira docente que ajudam na formação e no desenvolvimento pedagógico do estudante-monitor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis