RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MORFOSSINTAXE PARA ALUNOS DA CASA DE CULTURA PORTUGUESA.

Autores

  • Andressa Spinosa Almeida
  • Heloisa Maria Barroso Calazans

Resumo

O presente trabalho relata a possibilidade do uso de músicas como recurso didático no ensino de língua portuguesa, contribuindo tanto para a aproximação maior dos alunos à língua corrente como fazendo-os perceber de forma mais abrangente o seu funcionamento. O uso de diferentes recursos didáticos na execução de aulas têm-se mostrado eficaz no processo de ensino e aprendizagem. No que tange aos conteúdos de morfossintaxe da língua portuguesa, o ensino da gramática tradicional normativa mostrou-se para nossos propósitos insuficiente. O uso de outras mídias, além de promover outra dinâmica em sala de aula, facilita a absorção do conteúdo proposto pelo docente. Neste contexto, a música mostrou-se objeto eficiente por demonstrar a expressão da língua em uso (contrapondo-se às exposições gramaticais desenvolvidas em livros especializados), aproximando-a do falante. Uma vez que este objeto permeia o desenvolvimento cognitivo, é possível utilizá-lo ludicamente a fim de trabalhar outras habilidades da língua e simultaneamente promover uma maior interação entre conteúdo e aluno com a criação de uma atmosfera de aprendizagem mais propícia aos interesses do docente. Nosso foco, portanto, é demonstrar a aplicação de músicas brasileiras como demonstração de uma das expressões da língua, principalmente no que tange ao conteúdo de morfossintaxe, relatando a experiências como professor-bolsista em aulas ministradas no ano de 2019, nas turmas de terceiro semestre do curso básico de Português da Casa de Cultura Portuguesa, evidenciando os modos de como a música pode tanto contribuir positivamente na integração entre professor e aluno quanto facilitar a aprendizagem dos conteúdos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis