RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS MUSEAIS REALIZADAS PELA CASA DE CULTURA ITALIANA

Autores

  • Samia Pereira Medeiros
  • Ana Maria Oliveira Soares

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas através de atividades realizadas durante algumas aulas de campo que se deram por meio de visitas em museus de Fortaleza e suas aplicações no ensino da língua italiana. As atividades foram desenvolvidas durante o período em que o tema arte, mais voltado para Leonardo da Vinci, por exemplo, foi trabalhado nos manuais e as professoras decidiram, então, fazer com que os alunos vivessem a arte de forma extra-muros, além dos manuais didáticos. Durante o período de realização das atividades, os alunos foram colocados como autores do seu próprio aprendizado, que, orientados pelo professor, aprenderam através da experiência. A primeira experiência vivenciada pelos alunos foi uma atividade de apresentação das obras de um museu, mediada pelos próprios estudantes, que faziam o papel de “guias culturais”; a segunda, uma atividade de visitação de várias releituras da Gioconda, de Leonardo da Vinci, seguida de roda de conversa sobre o tema; e a terceira, uma atividade de visita museal inclusiva às cegas, em que os estudantes deveriam descrever aos colegas vendados o conteúdo das imagens. Durante a realização da primeira atividade, os alunos foram encorajados a visitar o museu com antecedência e pegar encartes, por exemplo, bem como conversar com funcionários do local, a fim de coletar o máximo de informações possíveis sobre as obras. Na segunda, os alunos elaboraram perguntas em italiano e português para as curadoras da exposição. Na terceira atividade, o objetivo foi trabalhar a inclusão através da arte, ao mesmo tempo em que os alunos estudavam a língua italiana. Por fim, as atividades serviram como avaliação oral dos alunos, que, sem perceber, agiram de maneira mais tranquila do que quando se aplica a prova convencional. Enquanto professora bolsista, pude perceber que há muitas maneiras de trabalhar o ensino da língua italiana e que é possível atravessar os limites fixados pelo livro.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis