RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAMINHOS E DIFICULDADES NO USO DE MÍDIAS SOCIAIS EM LIGAS ACADÊMICAS.

Autores

  • Gabriel Fonseca de Castro
  • Maria Vitória de Moraes Oliveira
  • Silvana Maria Coelho da Silva
  • Luiz Roberto de Oliveira

Resumo

Com a Revolução Digital, os meios de comunicação tornaram-se mais presentes na vida dos cidadãos diminuindo as distâncias e favorecendo sua integração, além de contribuir para a divulgação de informações. O projeto de extensão Liga de Saúde Digital da UFC, surge como proposta de trabalhar a aquisição de competência digital, apoiada nos letramentos digital, informacional, midiático e visual, no desenvolvimento de espírito crítico, humanizado e ético para uso de tecnologias em saúde. As intervenções iniciais da Digiliga começam pelo Instagram, constituindo projeto de Extensão proposto pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), aprovado e registrado na Pró-reitora de Extensão, com o propósito de formalizar sua existência e dos projetos que venha a apresentar. Serão priorizados temas relacionados à Saúde Digital, contribuindo também para a divulgação desse tema e das atividades de outras ligas existentes. No desenvolvimento do projeto ao longo do ano foram utilizados recursos materiais e humanos existentes na infra-estrutura do NUTEDS, permitindo realizar algumas propostas dentro do planejamento estratégico estabelecido. Destacam-se a participação de profissionais de Biblioteconomia, Jornalismo, Design Gráfico e webdesign, para realização do primeiro projeto da Digiliga, a construção e manutenção de sua página virtual, com o intuito de centralizar informações, facilitando o fluxo de suas diversas atividades, suprindo a falta de regularidade nas postagens e buscando construir também a identidade visual da referida página. A página da Digiliga, portanto, busca tornar-se elemento de integração entre as informações e atividades das demais ligas existentes, facilitando a escolha de possíveis participações pelos interessados nas atividades desenvolvidas, ao mesmo tempo em que colabora para aquisição de competência digital e senso ético para o uso de tecnologias no contexto da saúde digital.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis