RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Dayane de Souza Costa
  • Daniel da Silva Lima
  • Fernanda Elaine Barros Souza
  • Beatriz Soares Medeiros
  • Paulo Henrique Souza Machado
  • Ana Erbenia Pereira Mendes

Resumo

O Projeto educação alimentar e nutricional tem como metodologia a aplicação de aulas e oficinas ministradas pelos bolsistas e orientadores em disciplinas eletivas dadas em três Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). O objetivo principal da disciplina é abordar temas refrentes a segurança alimentar e nutricional e adentrar na temática de reeducação dos hábitos alimentares. Foram ministradas aulas sobre os grupos alimentares referentes à pirâmide alimentar, micro e macronutrientes, alimentos diet e light, análise de rótulos industrializados, doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, obesidade e hipertensão) aproveitamento integral dos alimentos, microbiologia de alimentos, higiene de alimentos, alimentos orgânicos transgênicos e compostagem. Os temas foram abordados em aulas expositivas com utilização de datashow, lousa e pincel e para complementação dos conteúdos foram realizadas também oficinas de elaboração de sal de ervas, kombucha e kerfir, montagem de hortas, além de dinâmicas para conscientização do teor de sal e açúcar nos alimentos industrializados. As eletivas nas escolas tiveram importância significativa para os alunos, que assimilaram as informações adquirida de maneira enriquecedora e apresentaram durante os seminários de conclusão da disciplina, os conteúdos aprendidos com propriedade, de acordo com o conhecimento adquirido e discutidos em sala. Nessas apresentações os alunos escolhiam um dos temas das aulas e apresentavam para os visitantes em sala de aula ou em algum ambiente onde se realizavam outras atividades da eletiva, como a horta. Na perspectiva do bolsista, graduando, a extensão é de grande valia e traz consigo a oportunidade única de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula durante todo o percurso acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis