SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Aline Fonseca Lopes Galindo
  • Liana Alencar Silva
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acerca da Educação Especial e da legislação acerca da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que tem por objetivo oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para contribuir com a apropriação de conhecimento dos alunos com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação e assim, auxiliar no seu processo de inclusão escolar e social. O objetivo desse trabalho surgiu a partir da disciplina de Educação Especial e visa refletir acerca da SRM e do AEE de uma instituição localizada no município de Fortaleza, bem como apresentar o material utilizado e a formação do profissional responsável por esse serviço. A metodologia utilizada neste estudo centrou-se em pesquisa de campo, observações do espaço e análise bibliográfica e documental, fazendo uma reflexão entre teoria e prática. Através de entrevista e das observações, verificou-se que a escola visitada possui uma boa preparação para acolher crianças com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação, contam com um ótimo espaço para a SRM, sendo adequado para elas e que estimula o seu desenvolvimento. A profissional responsável pela sala é muito qualificada, possui diversos cursos de formação para lidar com as crianças, realiza estratégias pedagógicas que visa a inclusão no convívio com as outras. Porém, a escola e os profissionais ainda buscam efetivar a inclusão escolar, pois, o apoio do Poder Público, a falta de recursos e a relação com os professores da sala de aula regular ainda caminha a passos lentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis