UMA COMPILAÇÃO DE INFORMAÇÕES À FAVOR DA SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
As universidades possuem espaços físicos marcados não só pela presença humana mas também pelas relações ecossistêmicas construídas pela flora, fauna e elementos abióticos presentes. A convivência harmoniosa com o meio e a construção de processos sustentáveis do ponto de vista social, ambiental e econômico é uma pauta permanente a ser perseguida nas administrações públicas. Nessa perspectiva a ONU apresenta questões urgentes relacionadas ao meio ambiente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 que são entre outras: tecnologias para o desenvolvimento sustentável e acesso à informação; conservação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres; integração dos valores da biodiversidade no planejamento administrativo; insuficiência de esforços na proteção do patrimônio natural; educação ambiental; mecanismos que cooperem com gestões mais eficazes para minimizar as mudanças climáticas e degradação de habitat naturais; e a falta de mobilização de recursos financeiros para a conservação e uso sustentável. Portanto é necessário o desenvolvimento de soluções que abordem os problemas apresentados e retornem para a sociedade as experiências construídas. Nesse contexto o presente trabalho tem por objetivo mapear, na Universidade Federal do Ceará (UFC), experiências que contribuam para a sustentabilidade tais como: práticas de gestão ambiental nos setores administrativos e de ensino; registro das espécies vegetais arbóreas nativas presentes nos campi da UFC; e registro das espécies faunísticas nativas com o intuito de subsidiar com informações um aplicativo para smartphones que utilizam o sistema Android, que será disponibilizado pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental por meio do projeto Sustentabilidade na Palma da Mão. O referido aplicativo fornecerá uma base de dados em constante atualização das ações de sustentabilidade desenvolvidas nos campi da Universidade e as relações ecossistêmicas que devemos conhecer para preservá-las.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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