USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSCIENTIZAÇÃO DE ADOLESCENTES CONTRA O ASSÉDIO SEXUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mariana Sales Bastos
  • Ryvanne Paulino Rocha
  • Flávia Nayara Sousa Araújo
  • Nycolle Almeida Leite
  • Débora Clemente Paes
  • Fabiane do Amaral Gubert

Resumo

INTRODUÇÃO: Uma em cada quatro mulheres no mundo sofreu assédio sexual, na maioria das vezes, ainda na adolescência. Essas experiências traumáticas afetam a saúde dessas mulheres por toda a vida. Desse modo, é relevante que o educador em saúde realize atividades de conscientização sobre a temática, sensibilizando desde a adolescência sobre como reconhecer um assédio sexual, os efeitos na saúde e estratégias para o combate dessa violência. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos em Enfermagem na condução de uma dinâmica acerca da conscientização contra o assédio sexual. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por estagiários da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Promoção da Saúde do Adolescente da Universidade Federal do Ceará. A atividade foi realizada em novembro de 2019, com uma turma de sétima série da rede pública de ensino de Fortaleza, Ceará. RESULTADOS: Três acadêmicos, supervisionados por uma enfermeira, realizaram uma exposição dialogada sobre assédio sexual para dez alunos da turma, apresentando a definição, exemplos e efeitos na saúde das vítimas. Por conseguinte, foi solicitado que esses alunos realizassem uma apresentação para a classe inteira sobre o que haviam aprendido, do modo que preferirem. Os alunos escolheram por representar uma peça teatral, na qual encenaram um exemplo de assédio sexual e, após, explicaram para a classe a definição de assédio, os efeitos psicológicos e físicos na saúde e citaram modos de combater essa violência no cotidiano. Ao final da dinâmica, houve uma retroalimentação positiva sobre o tema, com ênfase nos alunos que representaram os assediadores, os quais afirmaram que jamais teriam coragem de reproduzir esse comportamento após entender o quão era errado. CONCLUSÃO: Observa-se que o uso dessas metodologias ativas sensibilizam os adolescentes ao autocuidado e não reprodução da violência. São estratégias eficazes, de baixo custo e qualificadoras do cuidado em enfermagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis