USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DE PARTICIPANTES DA PRIMEIRA FASE DO ESTUDO MULTICÊNTRICO NACIONAL

Autores

  • Thais de Sousa Leite
  • Mirele Coelho Araújo
  • Felipe Silva Araújo
  • Veridiana Pessoa Miyajima
  • Anderson Fuentes Ferreira
  • Alberto Novaes Ramos Junior

Resumo

Introdução: A globalização tem se consolidado nas últimas décadas, tornando as redes de comunicação um importante canal de comunicação. Cada vez mais rápida e eficiente, conecta pessoas do mundo inteiro por meio das redes sociais. Nesse contexto, o Estudo de Risco Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) utilizou-se desse instrumento para a busca de participantes da primeira fase do projeto no Estado do Ceará (CE). Objetivo: Relatar a experiência de bolsistas de iniciação científica do ERICA, no CE na busca por participantes da primeira fase do estudo, por meio de um comparativo entre WhatsApp® e Facebook®. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a comparação da utilização do WhatsApp® e do Facebook® como estratégia de busca de pessoas e estabelecer contato com participantes da primeira etapa do projeto ERICA-CE, realizado em 2014. A busca dos participantes se iniciou no segundo semestre de 2019, e se deu por meio de diferentes etapas: escolha de um aluno; envio de uma mesma mensagem padrão em ambas as mídias sociais, explicando a nova fase do estudo e solicitando a atualização dos dados. Resultados: Ressalta-se que o uso do Facebook com ferramenta de busca de pessoas foi bastante satisfatório nessa fase, pois os indivíduos ao receberem a mensagem tinham a possibilidade de visualizar o perfil do ERICA e relembrar quando participaram em suas escolas, aceitando a solicitação de amizade e a colaboração nessa nova fase. Por outro lado, o uso do WhatsApp para contatar esses alunos mostrou-se uma estratégia geradora de receio por conversas, além do fato de a mudança de número informado na primeira fase, dificultando a atualização dos dados e levando à recusa em participar. Conclusão: O uso do Facebook mostrou-se eficaz na busca dos participantes, colaborando na atualização dos dados e na aceitação dos mesmos na nova fase, em comparação ao WhatsApp que aumentou o número de recusas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis