USO DE TECNOLOGIA LEVE NA ATENÇÃO BÁSICA: UTILIZAÇÃO DE PANFLETOS SOBRE DIABETES E HIPERTENSÃO COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: É notório que o conhecimento sobre doenças crônicas, como a Diabetes e Hipertensão, é um fator importante para a prevenção e o controle das mesmas. Outrossim, é visto que apesar de serem comorbidades comuns na população, ainda é presente um déficit de entendimento sobre elas. Ademais, se reconhece a necessidade de ações de educação em saúde dinâmicas e que englobem os pacientes de maneira ativa, empoderando-os. OBJETIVO: Relatar sobre a vivência de acadêmicas de enfermagem em uma ação de educação em saúde sobre Diabetes e Hipertensão. no mês de Setembro de 2019, na Igreja Assembléia de Deus, no bairro São João do Tauape, na cidade de Fortaleza-CE. METODOLOGIA: No primeiro momento, houve o acolhimento de cerca 30 pacientes, aferição de pressão e verificação dos níveis glicêmicos. No segundo momento, os pacientes eram direcionados para um diálogo sobre Diabetes e Hipertensão, em que o método utilizado foi a apresentação de panfleto contendo informações pertinentes sobre essas doenças, como o mecanismo, fatores de risco, prevenção ou controle. RESULTADOS: A população atendida mostrou-se bastante estimulada sobre o assunto abordado, em que após a obtenção dos resultados da pressão arterial e taxa de glicemia, tinham suas dúvidas sanadas por meio da conversação dos tópicos presentes nos panfletos, havendo um grande envolvimento deles sobre o assunto. Tal resultado é espelho de uma abordagem horizontal, trazendo o paciente como o agente principal de sua saúde. CONCLUSÃO: Diante dos desfecho positivo na aplicação dessa tecnologia, podemos concluir que o uso de panfletos informativos na abordagem de educação em saúde sobre diabetes e hipertensão é um excelente instrumento de orientação para a população, visto que o material mostrou-se de fácil compreensão e acesso. Logo, o uso dessa tecnologia deve ser incentivado em ações de saúde na comunidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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