UTILIZAÇÃO DE DRAMATIZAÇÃO E VÍDEO DE CURTA-METRAGEM NO APRENDIZADO SOBRE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

Autores

  • Victorya Suellen Maciel Abreu
  • Amanda de Menezes Porto
  • Ana Karen de Sousa Alves
  • Raquel Alves de Oliveira
  • Victoria Lima Rodrigues
  • Liana Mara Rocha Teles

Resumo

Utilizar recurso audiovisual, no formato de vídeo educativo, pode significar uma sofisticação na relação ensino-aprendizagem, visto que, por meio dele, consegue-se captar a atenção do público, haja vista que a sociedade vive em uma cultura onde a habilidade visual e a capacidade de processar informações são constantemente exercitadas (ASHAVER, 2013). Dessa forma, usar um vídeo educativo atrelado à estratégia de dramatização mostra-se eficaz para promoção do conhecimento sobre saúde. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na realização de um vídeo curta-metragem que retrata a atuação do enfermeiro na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Trata-se de um relato de experiência sobre a gravação e exibição de um vídeo de curta-metragem, com duração de 4 minutos, sobre o funcionamento da RAPS, desenvolvido na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva, por sete acadêmicos, no mês de setembro de 2019. No curta-metragem houve uma simulação de um caso com a demonstração da atuação do enfermeiro na rede psicossocial e sua articulação nos vários níveis de atenção, por meio de referências e contra-referências necessárias para o atendimento integral ao paciente. O vídeo foi transmitido em sala para todos os alunos matriculados na disciplina a fim de socializar como se dá atuação do enfermeiro na RAPS. Ao final da apresentação, foi realizada uma análise crítica, juntamente com a turma, sobre os aspectos da RAPS aplicáveis no cotidiano da atenção à saúde e aqueles que ainda ficam aquém das demandas de saúde do usuário. A vivência promoveu o exercício de raciocínio crítico dos acadêmicos diante de situações reais que por ora são apenas simuladas, permitindo o resgate de conhecimentos obtidos em disciplinas anteriores e a inserção realista do enfermeiro na RAPS. Logo, o uso de recursos audiovisuais de cunho educativo mostrou-se satisfatório, permitindo melhor assimilação de normas e procedimentos existentes nas redes de atenção à saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis