WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA DE BUSCA DE PARTICIPANTES DE ESTUDO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEGUNDA FASE DO PROJETO ERICA NO CEARÁ

Autores

  • Mirele Coelho Araujo
  • Felipe Silva Araújo
  • Thaís de Sousa Leite
  • Veridiana Pessoa Miyajima
  • Anderson Fuentes Ferreira
  • Alberto Novaes Ramos Junior

Resumo

Introdução: O WhatsApp® é um aplicativo de troca de mensagens disponível para Smartphones, que foi criado em 2009 como alternativa para o sistema de Short Message Service (SMS). Dez anos depois, o WhatsApp® conecta bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma das maneiras mais fáceis de comunicação. Com base nisso, o WhatsApp®¹ foi utilizado como um dos instrumentos de busca por participantes da primeira fase do Estudo de Risco Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Objetivo: Relatar a experiência de bolsistas de iniciação científica do projeto ERICA sobre o uso do WhatsApp® como ferramenta de busca de participantes da primeira fase do projeto ERICA no Estado do Ceará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a utilização do WhatsApp® como forma de entrar em contato com participantes da primeira fase do projeto ERICA, que ocorreu em 2014. O público-alvo trata-se de pessoas que em 2014 tinham de 12 a 17 anos e que eram estudantes do ensino fundamental ou ensino médio. O contato ocorreu no segundo semestre de 2019 e se deu por meio das etapas: seleção de estudante; envio de mensagem padronizada explicando a nova fase do estudo e solicitação de atualização de dados. Resultados: A captação de dados a partir desta estratégia nesta fase do estudo teve baixo desempenho. Observou-se que os participantes, ao serem contatados inicialmente por WhatsApp®, sentiram-se mais receosos para conversar, dificultando a atualização dos dados e aumentando o número de recusas em participar do estudo. Conclusão: O uso do WhatsApp não foi eficaz em cumprir o objetivo da ação, a princípio, atualização de dados. Ademais, houve aumento no número de pessoas que se recusaram a participar do estudo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis