15 ANOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA AGRÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: CIÊNCIA, EXTENSÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Matheus Silva Oliveira
  • Fracisco Tavares Forte Neto
  • Mariana Gomes Vieira
  • Leonardo Barbosa Oliveira
  • Melina da Silva de Souza
  • Maria Lucia de Sousa Moreira

Resumo

Atualmente, a formação dos profissionais das ciências agrárias desvaloriza os agricultores familiares, suas práticas, cultura, potencialidades e importância (histórica, econômica e social). A prática extensionista que tem sido exercida na maioria das vezes é inadequada, sendo praticada junto aos agricultores familiares seguindo um modelo difusionista, tal fato se dá pela formação das instituições de ensino superior em ciência agronômica. Dentro desse contexto que surge o Programa Residência Agrária (PRA), com o intuito de oportunizar outra formação para estes profissionais baseada em novos princípios paradigmáticos. O objetivo central deste trabalho foi relatar a história do PRA na Universidade Federal do Ceará através de um levantamento bibliográfico e descrever o seu papel como meio promotor de uma outra visão para o profissional de ciências agrárias. Como resultado evidenciou-se que o PRA é fruto de um histórico de luta dos movimentos sociais do campo e de profissionais de diversos setores, por uma educação contextualizada e ligada a realidade camponesa, dessa forma nasce como consequência da conquista e do estabelecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Foi criado e formalizado em 2004 no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) tendo início na Universidade Federal do Ceará no mesmo ano. Uma das ações do PRA é o estágio de vivência, que salienta a importância dos alunos vivenciarem as dificuldades socioeconômicas, terem contato com a dinâmica e cultura local, e fazer troca de saberes com famílias assentadas, por meio da pedagogia da alternância. Além de também ser um espaço para discutir, temas relacionados à questão agrária, gênero, agroecologia, movimentos sociais e políticas públicas. Portanto conclui-se que: o PRA é um forte instrumento para aproximar a realidade agrária da Universidade e precisa ser valorizado e fortalecido no espaço acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial