A EXPERIÊNCIA EM PSICO-ONCOLOGIA: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DO CUIDADO ONCOLÓGICO

Autores

  • Rodrigo Lima Bandeira
  • Clarissa Cidade Barros
  • Gabriel de Oliveira Mendes
  • Milena Cruz Raposo
  • Lara Maria Brito da Costa
  • Liana Rosa Elias

Resumo

A Psico-oncologia, área de interação entre a Psicologia e a Oncologia, se caracteriza como um campo teórico-prático que sinaliza uma série de desafios para os estudantes e profissionais. Tal área de atuação ainda não é contemplada na grade curricular dos cursos de graduação em Psicologia, fazendo-se necessário espaços que viabilizem a capacitação e experiência prática na área. O “Projeto Girassol: intervenções em psico-oncologia”, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará em parceria com um Hospital Oncológico, viabiliza tal espaço formativo. Objetiva-se relatar a experiência do extensionista em psico-oncologia. Além disso, explicitar os atravessamentos e implicações vividas por este enquanto atuante em serviços de saúde voltados para o cuidado com o câncer. O presente relato tem como base a prática extensionista pelo “Projeto Girassol”. A extensão acontece em um hospital oncológico pediátrico com intervenções semanais com adolescentes e seus acompanhantes. Além das intervenções, o Projeto viabiliza grupos de estudo, atividades formativas e supervisões com profissionais. Verificou-se que a experiência, além de proporcionar aos extensionistas um aprendizado prático do fazer psicológico, possibilitou também o encontro dos mesmos com suas próprias questões. O trabalho com o câncer desperta nos atuantes um conjunto de implicações acerca de seus próprios processos de luto, o lidar com perdas e a concepção de sua própria finitude. Além disso, os efeitos do trabalho em oncologia anunciam também diversos estressores para os estudantes e profissionais, sendo muitas vezes locus de adoecimento e fator de afastamento laboral. Através dessa experiência, evidenciou-se a importância de ações em saúde do trabalhador e auto-cuidado com os atuantes desse cenário. Além disso, salientou-se a necessidade de espaços de supervisão e suporte para os atravessamentos particulares dos estudantes e profissionais de Psicologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial