A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Raiza Helena Ribeiro de Oliveira
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O Projeto Clube de Escrita Criativa, busca estimular o hábito da leitura e escrita de forma lúdica para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Fortaleza-CE. Este é vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para Wallon (2007), o desenvolvimento biológico e social estão intrínsecos, dessa forma, as condições que o meio social ao qual a criança está inserida, irá contribuir diretamente para o seu desenvolvimento. Dito isto, o ambiente escolar e as relações que ali são construídas são fatores importantes que irão influenciar a construção de conhecimento pelas crianças. O presente estudo busca compreender como a relação entre aluno e professor pode influenciar o processo de ensino/aprendizagem e apreender a importância da afetividade entre ambos nesse processo. O projeto se desenvolveu no decorrer do ano de 2019 com a turma do terceiro ano do turno vespertino. Os encontros aconteceram semanalmente, onde eram levadas atividades lúdicas que buscavam trabalhar a leitura e a escrita com as crianças de forma prazerosa e divertida, além do que era proposto formalmente em sala. O maior desafio encontrado foi a falta de um estabelecimento de vínculo entre os alunos e a professora regente em sala, dessa forma os alunos estavam constantemente agitados e havia uma grande dificuldade para o desenvolvimento das atividades planejadas. Mesmo os alunos tendo estabelecido um vínculo com as bolsistas do projeto, havia uma quebra sempre que acontecia a troca de professora, que era constante e acabou gerando uma descontinuidade das atividades propostas.Chegou-se à conclusão de que o estabelecimento de vínculo entre alunos e professor é essencial para a efetividade da prática pedagógica advinda do docente, dessa forma é necessário ter um olhar mais atento sobre a maneira como essas relações estão sendo estabelecidas e construídas com vínculos e respeito a criança.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial