A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que promovam ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos participantes, sob a orientação de um(a) tutor(a), a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante. O PET Agrárias – Conexão de Saberes, vinculado ao Programa Residência Agrária, tem uma proposta diferente de outros PETs, por propor interação de integrantes de mais de um curso do Centro de Ciências Agrárias, e por usar a pedagogia da alternância que divide o período de trabalho em dois: o tempo comunidade e o tempo universidade. Atualmente, conta com integrantes do curso de Agronomia, Zootecnia, Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica. O programa é um espaço de discussão de vários saberes tanto popular quanto científico e busca conectá-los, visto que as comunidades assistidas por este, possuem especificidades, gerando uma atuação mais condizente com cada realidade. Com isso, o presente estudo procura mostrar a importância da interdisciplinaridade para a extensão universitária, utilizando-se de metodologias participativas como: grupos de estudo, cursos; leitura de paisagem, diário de campo; e entrevistas semiestruturadas com bolsistas. Com a interdisciplinaridade de saberes adquirida pelos bolsistas, em suas respectivas áreas de conhecimento, pelos seus colaboradores e pelas pessoas assistidas pelo programa, pode-se obter uma construção efetiva da extensão universitária, tornando-a mais plural e holística, conseguindo atender de forma mais qualificada o espaço agrário e permitindo a cada bolsista, uma qualificação não só curricular, ao contribuir com vivências multidisciplinares importantes, mas também na formação pessoal e social, o que possibilita a edificação de profissionais e pessoas mais humanizadas e preparadas para lidar com as realidades expostas no decorrer da sua vida profissional e em seus locais de atuação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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