A IMPORTÂNCIA DA LIVRE EXPRESSÃO NO ENSINO DA ESCRITA
Resumo
O presente trabalho possui o objetivo de analisar a importância da livre expressão no ensino da escrita, a partir de uma avaliação das intervenções realizadas pelo projeto de pesquisa e extensão Clube de Escrita Criativa, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, em uma turma de quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. O projeto Clube de Escrita Criativa tem o intuito de estimular a criatividade e, para essa finalidade, se fez necessário oferecer oportunidades de exercitá-la. Entende-se que a escrita é um processo de grande complexidade, pois não se aprende a escrever somente com conhecimento acerca da norma gramatical, é essencial apresentar ideias claras acerca do que se escreve, sendo de extrema importância ensinar uma escrita à criança, em que seja possível para ela dar vazão aos seus pensamentos e sentimentos, um ensino que priorize a livre expressão. Conforme Santos (1996), este conceito utilizado por Freinet, nos indica que é uma forma da criança expressar-se e comunicar-se livremente, escrevendo sobre algo significativo. Vigotski (1998) também nos faz refletir sobre o ensino da linguagem escrita. Em sua concepção, a escrita não pode ser mecanizada, sendo um processo exterior ao que a criança vivencia. Acerca da metodologia, com base nos preceitos de Santos influenciada por Freinet (1996), as intervenções do semestre 2019.1 possibilitaram que as crianças criassem seus personagens elencando características físicas e de personalidade, e construíssem histórias. Foram necessários três encontros para o desenvolvimento dessa atividade. Percebemos em relação à escrita dos textos, uma falta de correspondência entre a linguagem oral e escrita, indo ao encontro da visão de Vigotski (2018), ao salientar que isso ocorre devido a ausência da necessidade interna da escrita, assim se faz necessário estimular a criatividade e inserir a criança na cultura da escrita.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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