A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA PET COMO TRANSFORMADOR ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a importância do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção Mecânica (PET Produção) da Universidade Federal do Ceará (UFC) como meio transformador da estrutura organizacional em uma instituição social do bairro Pici em Fortaleza-CE. A partir da observação dos dados existentes na organização foi possível verificar que apesar do grande número de pessoas atendidas, a estrutura organizacional no que se refere ao planejamento estratégico e à identidade visual era bastante precária. Para tanto, foi necessário analisar as atividades realizadas e o público-alvo do instituto, assim como utilizar ferramentas para análise interna e externa da organização, além de estruturação da identidade visual. Então, foi estudado o mercado e as oportunidades e ameaças existentes, assim como foi feita a análise do ambiente interno pelas forças e fraquezas na ferramenta de análise SWOT. Outrossim, foram realizados ajustes na cultura e melhor divisão de tarefas para os colaboradores, além de uma melhor gestão do conhecimento por meio da construção de Procedimentos Operacionais Padrão(POP). Ainda assim, o PET atuou na criação de uma identidade visual mais forte, através da construção de um site, cartão de visita, jornal periódico, portfólio e remodelagem das mídias digitais, de modo a contribuir com o aumento da divulgação dos projetos e atividades realizadas pela organização. Por fim, foi possível constatar pelos colaboradores e beneficiados, as melhoras na organização e planejamento das atividades, além da melhor divulgação dos projetos do instituto, por meio das ferramentas de gestão do conhecimento como o POP e muito por conta da construção do site. De modo geral, a instituição conseguiu satisfazer muitos de suas necessidades, uma vez que com a melhora na gestão pode se desenvolver mais e consequentemente atender mais pessoas, assim como através de uma maior divulgação poderá obter mais recursos financeiros para sua sustentabilidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.