A INFLUÊNCIA DE PROJETOS E TRABALHOS SOCIAIS DO PET ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFC NO APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO DOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Saynarah Cruz Nabuco
  • Weslley Isais Barata
  • Mario Victor Gonzaga Monteir
  • Lucca Lemos Costa Guerra
  • Rene Pastor Torrico Bascope

Resumo

O PET desenvolve projeto de ensino, pesquisa e extensão que precisam de avaliação para que sejam aperfeiçoados nas próximas edições, então, são disponibilizados formulários para receber esse feedback. No entanto, algumas ações do PET influenciam na graduação dos alunos como forma de aperfeiçoar e auxiliar no desenvolvimento acadêmico. Dessa maneira, essa pesquisa foi desenvolvida para avaliar a influência dos projetos e trabalho social do PET no aperfeiçoamento dos universitários. De maneira semelhante às avaliações dos projetos do programa, como minicursos, palestras e visitas técnicas oferecidas, os formulário foram disponibilizados pela plataforma Google Forms. Em relação às perguntas, foi acrescentado as perguntas relacionados ao trabalho social do PET e uma análise mais focada sobre os projetos Áreas da Engenharia Elétrica e PETEETube. Na primeira seção havia perguntas sobre a difusão dos projetos entre os alunos e a relevância dos mesmos na competência acadêmica dos alunos. Na segunda seção avaliava se os objetivos dos projetos Áreas e PETEETube haviam sido alcançados e se o auxílio dos petianos foi satisfatória. Na última seção era avaliado a disponibilidade do espaço do PET para a confecção dos projetos acadêmicos e a tutoria cotidiana dos petianos. Foram obtidas 42 respostas no formulário e os principais resultados obtidos foram: PETEETube 65 % das respostas consideram que o canal é 57 % interessante e apenas 36,2 % consideram o conteúdo abordado no canal como relevante. No Áreas constatou-se que 82,6 % dos participantes do projeto aprenderam os conteúdos abordados. No trabalho social,90% consideraram maior que 50 % a relevância do espaço físico do PET para a graduação, 46,0% consideram a importância do PET para a permanência no curso igual ou superior a 50 %. Em suma, o formulário teve uma baixa adesão mas proporcionou resultados válidos para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas e da própria relação dos petianos com os alunos da graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial