A INVESTIGAÇÃO DA FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE INSERÇÃO PARA O CONHECIMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Isadora Lima AlcÂntara
  • Suyane Lima
  • Josieldo Silva Pereira
  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro

Resumo

A admiração pela Ficção Científica é um sentimento compartilhado por diversas pessoas, seja em produções audiovisuais ou obras literárias. Esse tipo de ficção é mais que entretenimento, também pode ser objeto de estudo da Sociologia, Semiótica e fazer parte das Teorias do Cinema, o que apresenta novas possibilidades de compreensão da realidade. Pensando nisso, a Célula de Análise de Ficção Científica Audiovisual (CAFCA), grupo de estudos do Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação (PetCom) têm por objetivo possibilitar um ambiente de discussão e debate para interessados na investigação da Ficção Científica, que vêem essa temática como objeto de pesquisa possível na academia. O foco pelo audiovisual, seja em obras cinematográficas, animações, e outros objetos que apresentem o conteúdo de ficção científica através de imagem e som, dá-se pela constatação de que esses conteúdos encontram-se mais representados no contexto midiático atual através da imagem, após uma longa apreciação do conteúdo escrito. Sendo um campo de estudos relacionado à Cibercultura, o projeto visa expandir o conteúdo teórico de seus participantes, de modo que se sintam amparados em uma pesquisa que, apesar do forte apelo que faz ao lazer, à infância e ao consumo imediato de cultura popular, apresenta possibilidades concretas de interação com estudos de várias áreas de conhecimento. Os encontros baseiam-se na aprendizagem cooperativa, valorizando conhecimentos prévios e também reflexões adquiridas com a ajuda de textos selecionados para enriquecer os conhecimentos sobre a FC. Foi analisado uma bom desempenho na dinâmica dos textos como auxiliar para o conhecimento acadêmico dos participantes. Desse modo, a compreensão da ficção científica quanto um instrumento de estudo pode ser verificada como agregadora à experiência acadêmica na universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial