ANÁLISE DA DIFICULDADE QUANTO AO CURSO E DAS DEMANDAS EM RELAÇÃO ÀS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO CEARÁ

Autores

  • Danilo Maciel Araujo
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Joshua Levi Maia Magalhães
  • Leones Fernandes Evangelista
  • Thainá Alves Lira
  • Nirla Rodrigues Romero

Resumo

O Programa de Educação Tutorial têm como um dos objetivos atuar sobre a graduação. Sendo assim, um dos intuitos é desenvolver o curso por meio de trabalhos que tragam resultados assertivos sobre de que forma pode-se melhorar a formação profissional . De acordo com art. 2 da Resolução Nº 6 de 19 de outubro de 2017 que discorre sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, observa-se a necessidade de uma mudança acerca de pontos relevantes para a graduação. Dessa maneira, o objetivo do trabalho é conhecer as demandas do corpo discente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, analisando as principais dificuldades dos alunos quanto a sua formação, à relevância dos conteúdos abordados e a repetitividade do mesmo. Para isso realizou-se um estudo descritivo, transversal e exploratório com os alunos de graduação em farmácia da UFC. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas relacionadas ao curso. Foi obtido um total de 120 respostas. Em relação ao semestre obtiveram-se majoritariamente respostas de alunos do 5º, 8º e 10º semestre com um total de 51,7% (n=60). Quando questionado sobre alguma dificuldade no curso, 88,6% (x=109) dos alunos responderam que sim. Desses 33,16% (n=66) relataram dificuldades relacionadas à alta carga horária, seguida do horário das disciplinas com 8,04% (n=16). Por fim, numa escala de 1 a 5 em relação à relevância do conteúdo abordado 47,6% (n=59) dos estudantes consideram que a relevância é de 4 para o aprendizado, além disso, 83,1% (n=103) dos alunos acreditam que há repetitividade no que é abordado dentro de algumas disciplinas. Dessa forma, apesar dos discentes considerarem relevantes os conteúdos abordados, a pesquisa comprova a necessidade de uma adequação da atual carga horária do curso que possui 5156 horas, para a referencial de 4000 horas proposta pelas DCN’s para alcançar um melhor desenvolvimento no processo de aprendizado do estudante.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial