ANÁLISE DO IMPACTO DA UNIÃO DO ENSINO PRÁTICO E TEÓRICO NA DISCIPLINA DE FÍSICA

Autores

  • Camille Correia Pereira
  • Gabriel Almeida Jackimov Moraes
  • Renan Nogueira Pinto
  • Gabriel Silvestre Montefusco
  • Clodoaldo de Oliveira Carvalho Filho

Resumo

A partir da identificação da grande dificuldade dos alunos de ensino médio em escolas públicas surgiu o projeto +LAB, em que são realizadas aulas práticas de física para alunos do primeiro ano do ensino médio da EEEP Joaquim Nogueira pelo PET Engenharia Mecânica UFC em parceria com o PET Elétrica UFC a fim de causar um impacto positivo no aprendizado de física dos alunos. Inspirado nesse projeto e na sua motivação, esse trabalho objetiva analisar o impacto do ensino prático para o fortalecimento do conhecimento de física dos alunos participantes do projeto, por meio da análise no rendimento escolar dos alunos que participaram do +LAB comparado a todos os alunos de primeiro ano da escola participante do projeto. Para comprovar a hipótese inicial da pesquisa, foram selecionadas quatro escolas públicas de Fortaleza-CE, com o laboratório de física inutilizado, e aplicado um questionário de 6 perguntas para 281 alunos de primeiros anos do ensino médio e 4 professores de física, a fim de entender a concepção de professores e estudantes sobre o impacto do ensino de física experimental, a partir dessa análise, 90% dos alunos concordam que aulas práticas podem auxiliar na compreensão de matérias complexas de física e 93% dos alunos acham interessante ter aulas práticas de física na sua escola. Após isso, para verificar o impacto das aulas práticas no fortalecimento do conhecimento de física, foram coletadas as notas dos alunos que participaram do +LAB e de todos os alunos do primeiro ano da EEEP Joaquim Nogueira para comparar as duas médias e assim deduzir se houve ou não um aumento do rendimento escolar dos alunos participantes do projeto. Tendo como resultado, a partir da análise das notas dos alunos na disciplina de física antes e depois do projeto, pode-se perceber médias superiores dos alunos participantes do projeto em todos os bimestres comparado a média da turma, destacando a média superior de 1,24 pontos no primeiro bimestre dos alunos participantes do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial