APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) PARA HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Resumo
A competição cada vez mais agressiva para a conquista dos mercados consumidores exige que as organizações sejam ágeis e flexíveis, além de ser de suma importância que se tenha uma visão holística da operação da empresa. Para isso, é indiscutível a necessidade de utilização de uma abordagem de gestão que que possa proporcionar melhorias numa indústria alimentícia. Logo, esse trabalho tem por objetivo aplicar a metodologia BPM para estruturar e implementar melhorias em um processo de homologação de fornecedores de uma indústria alimentícia no estado do Ceará, visando aumentar a visibilidade dos fornecedores contratados. O projeto foi executado em 4 macro etapas: construção da visão de futuro do processo, entendimento e análise da realidade atual dos processos, priorização das soluções de melhoria e redesenho dos processos e finalmente o apoio a implantação de processos e treinamentos. Ademais, a execução do trabalho pode ser decomposta em dois principais processos específicos: “execução de projetos de transformação” e “gestão do dia a dia”. Esses processos foram vistos e analisados, foi feito um redesenho desses processos e os desempenhos, riscos e conformidades foram acompanhados. Depois disso, foram pensadas melhorias e para aplicá-las foi feito um plano de implementação das melhorias que contém as atividades necessárias para sua execução, seus responsáveis e os prazos para efetuação. Assim, foi possível conseguir um aumento da confiabilidade dos fornecedores e uma garantia clara de papéis e responsabilidades na organização.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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