APLICAÇÃO DO PET GAME NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO HERÁCLITO DE CASTRO E SILVA

Autores

  • Railson Souza Chagas
  • Gabriel Alencar Julião Cabral
  • Iago Gabriel Medeiros Nobre
  • Francisco Tairone Lessa de Oliveira
  • Pabllo Abreu Alves
  • Maria das Gracas Gomes

Resumo

Diversos fatores culminam no processo de evasão escolar, podendo-se destacar a dificuldade no aprendizado, principalmente no tocante às áreas de Ciências da Natureza, como a Química. Muitos estudantes sentem-se desestimulados durante o processo de aprendizagem, pois não conseguem assimilar os conteúdos repassados de forma convencional. Nesse contexto, o grupo PET Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) propôs o uso de um método não convencional no ensino, o uso de jogos didáticos. O objetivo deste trabalho foi a elaboração e aplicação do jogo didático intitulado “PET Game”, com o propósito de melhorar o processo de aprendizagem, abordando conteúdos de química no ensino. O projeto iniciou-se com a idealização de um jogo de tabuleiro, no qual os alunos precisam trabalhar em equipe e responder perguntas sobre conteúdos de química, tendo sido escolhidos os assuntos mais recorrentes no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As regras, perguntas e o tabuleiro do jogo foram elaborados pelos bolsistas do grupo, por meio de reuniões semanais. Além disso, todas as questões foram revisadas e discutidas pelos bolsistas, que após as revisões o testaram com alunos dos cursos de química da UFC. Após o teste, o grupo aplicou a atividade na Escola de Ensino Fundamental e Médio Heráclito de Castro e Silva com a participação de 40 alunos de 3° ano e com duração de 2 horas. No primeiro momento foram realizados três experimentos, voltados a perguntas do jogo, posteriormente os estudantes foram divididos em quatro grupos, iniciando a partida. Durante o jogo todas as questões abordadas foram discutidas pelos bolsistas. Ao fim da aplicação foi fornecido um formulário com a finalidade de observar se os objetivos propostos haviam sido alcançados. Com base no formulário, notou-se que 100% dos estudantes concordaram totalmente que o jogo auxiliou no aprendizado. Portanto, o “PET Game” apresenta-se como uma ferramenta didática capaz de melhorar a aprendizagem de química no ensino médio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial